Arruda: condenado a pagar quase R$ 3 milhões de multa pela violação do painel do Senado
[caption id="attachment_38114" align="alignleft" width="319" caption="Arruda e Paulo Octávio: ex-governador e ex-vice estão entre os 37 indiciados pelo mensalão do DEM do DF"]

[/caption]
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou 37 pessoas por envolvimento com o esquema que ficou conhecido como mensalão do DEM no Distrito Federal. O principal denunciado é o ex-governador José Roberto Arruda, que chegou a ser preso quando o esquema foi desvendado e renunciou de seu mandato para não ser cassado. Entre os denunciados, está também o ex-vice-governador do DF Paulo Octávio.
O mensalão do DEM foi descoberto na Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O ex-secretário do Governo do Distrito Federal Durval Barbosa fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público e, a partir daí, começou a gravar vídeos em que flagrava políticos de Brasília e integrantes do governo recebendo propinas. Entre eles, estava o próprio Arruda.
Veja quem são os denunciados no mensalão do DEM do DF
Tudo sobre a Operação Caixa de Pandora
Outros destaques de hoje no Congresso em Foco
De acordo com a denúncia, o grupo criminoso liderado por Arruda desviou pelo menos R$ 100 milhões dos cofres públicos em contratos sem licitação. A denúncia do Ministério Público tem 191 páginas e foi encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Veja aqui mais detalhes de como funcionava o esquema
Conheça o Congresso em Foco