Para o Congresso, o governo Bolsonaro é ruim em todos os quesitos avaliados. Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Até agora, a aproximação do governo com o Centrão tem conseguido manter blindado o presidente Jair Bolsonaro. E, mal ou bem, o governo tem obtido aprovação para as matérias de seu maior interesse, como aconteceu recentemente com a PEC dos Precatórios, que garantiu o Auxílio Brasil.
Mas, a despeito desse relativo conforto, a avaliação que deputados e senadores fazem do governo como um todo não é muito diferente da percepção da sociedade. É o que mostra a mais recente rodada do
Painel do Poder, pesquisa trimestral que o
Congresso em Foco Análise realiza com 70 dos principais líderes da Câmara e do Senado.
Este material foi originalmente publicado no Congresso em Foco Insider, serviço de alertas por assinaturas do Congresso em Foco. A íntegra só é exclusividade dos assinantes. Para as conclusões detalhadas do Painel do Poder e outros conteúdos de análise, assine nosso serviço. Conheça o Insider e outros produtos do Congresso em Foco Análise aqui.
Como mostramos em matéria anterior, a avaliação geral dos parlamentares é que o
governo Bolsonaro é ruim, mas não péssimo. Mas, numa escala de 1 a 5, ele fica abaixo da média em todos os quesitos perguntados, como mostra a tabela abaixo.
O quesito onde o governo se sai melhor, de acordo com a pesquisa, é combate à corrupção. Mesmo assim com uma média de 2,4. Segue-se o relacionamento com o Congresso, que ganha nota 2,38, e a economia, com nota 2,36. A polêmica estratégia do governo no combate à pandemia da covid-19 ganha nota 2,34. O item mais mal avaliado é o relacionamento com o Judiciário, que recebeu nota 1,77.
Leia também:
Painel do Poder: Governo Bolsonaro é ruim, mas não péssimo, avaliam líderes do Congresso
Parlamentares concordam com reforma tríbutária. O problema é aprová-la