[fotografo]Pedro França/Agência Senado[/fotografo]
O presidente da Associação Nacional dos Advogados da União (
Anauni), Clóvis Andrade, considera que a função fiscalizatória do Legislativo tem importância ainda maior no atual cenário político brasileiro. Para ele, a sociedade precisa estar atenta aos movimentos antidemocráticos. "São necessários a fiscalização e o controle de alguns projetos de lei, decretos e normativas que intervêm na Constituição Federal", ressalta.
Um exemplo dado por ele é a
reforma administrativa (PEC 32), que modifica e "vulnerabiliza", segundo Clóvis, a carreira do serviço público. Para o advogado, a Constituição prevê a estabilidade do servidor para que a prestação do serviço à sociedade não seja prejudicada por interesses políticos e ideológicos. "Com a reforma, há um retrocesso. Ficamos em um patamar anterior ao da Constituição de 1988, em que o governo tinha o poder de escolher qualquer pessoa do seu interesse para ocupar os cargos públicos", afirma o presidente da Anauni.
Os advogados da União entendem que tais ações ferem as cláusulas pétreas da legislação máxima do país. "
Temos observado algumas tentativas do governo de regulamentar questões, que deveriam tramitar por meio de projetos de lei, por meio de decretos, como é o caso da liberação do porte de armas", ressalta. Por isso, é fundamental que haja um poder Legislativo forte e isento, capaz de manter o interesse público, defende Clóvis.
O presidente da Anauni salienta que, independentemente daqueles que estão no poder, é imprescindível que os órgãos fiscalizadores trabalhem para o cumprimento das normas previstas.
A entidade apoia o Prêmio Congresso em Foco por entender que a iniciativa reconhece o bom exercício de um mandato por parte de deputados e senadores. "O Prêmio Congresso em Foco é importante no reconhecimento do bom exercício do mandato e estimula o aprofundamento do debate de questões de interesse público, como as reformas e os decretos. Os deputados e senadores devem possibilitar a participação de todas as classes na construção política- trabalhadores, congressistas e iniciativa privada - voltando-se para aspectos de interesse público e não apenas de determinadas parcelas da sociedade", afirma.
A Anauni foi uma das primeiras entidades a declararem apoio ao
Prêmio Congresso em Foco 2021. A premiação, uma das mais aguardadas do calendário político de Brasília, elege os congressistas mais bem avaliados do país. Participam da escolha o público em geral, por meio da votação na internet, jornalistas que cobrem o Congresso e um júri especializado. A 14ª edição do prêmio terá seu desfecho em 21 de outubro, quando serão conhecidos os deputados e senadores que melhor representam a população.
*Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois - Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative
> Conheça os primeiros apoiadores do Prêmio Congresso em Foco 2021
>
Conheça o calendário do Prêmio Congresso em Foco 2021
