Celeste Leite dos Santos
Idealizadora do Estatuto da Vítima (PL 3890/2020), gestora do projeto Avarc e presidente do Instituto Brasileiro de Atenção e Apoio a Vítima (Provítima). É doutora pela USP, mestre pela PUC-SP e promotora de Justiça integrante do Movimento do Ministério Público Democrático.
Receba notícias do Congresso em Foco:
MAIS RECENTES
A investigação criminal das organizações criminosas reticulares
OPINIÃO: Polícia deve se adaptar às novas formas de investigação, aprimorando os dados sobre organizações reticulares. Por Celeste Leite dos Santos
24/07/2024
As tragédias climáticas e os direitos das vítimas
Estatuto da Vítima está há dois anos sobre a mesa de Arthur Lira aguardando despacho para ser votado em regime de urgência
28/05/2024
Há diferença entre o bullying virtual e o cyberbulling?
OPINIÃO: Lei do cyberbullying publicada na metade de janeiro é uma oportunidade perdida. Por Celeste Leite dos Santos
30/01/2024
Artigo de Celeste Leite dos Santos. Constituição traça igualdade como meta, mas sociedade parece mais preocupada em manter status quo.
14/06/2023
O Estatuto da Vítima e a tutela das vítimas de calamidades públicas
A vulnerabilidade social e individual tem sido sistematicamente ignorada pelos operadores do Direito. Urge aprovar o marco legal regulatório dos direitos das vítimas.
09/03/2023
Vigilância e intolerância social
Assim dependendo da forma como for encaminhada, a implantação do monitoramento na cidade de São Paulo pode servir para a implementação de direitos fundamentais da população vulnerável a serviços básicos de saúde e assistência social.
30/11/2022
As diferentes faces da vulnerabilidade
A vulnerabilidade social e individual tem sido sistematicamente ignorada pelos operadores do Direito, reproduzindo-se padrões de dominação sem que existam avanços efetivos em prol da equidade ou a também denominada justiça social.
28/07/2022
As Sapas - um manifesto no centenário da Semana de Arte Moderna
O poema declamado durante o evento de abertura das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna surge como uma provocação à inclusão das pautas do "outro sexo" e constitui uma paráfrase ao poema de Manoel Bandeira.
10/02/2022