Rodrigo Cunha e esposa durante a votação deste domingo. Senador foi o único a sair das urnas vitorioso entre os seus colegas, ao se eleger vice-prefeito de Maceió. Foto: Divulgação
Nenhum dos três senadores que concorreram ao cargo de prefeito neste domingo (6) conseguiu se eleger ou passar ao segundo turno.
Carlos Viana (Podemos-MG), em Belo Horizonte, Eduardo Girão (Novo-CE), em Fortaleza, e Vanderlan Cardoso (PSD-GO), em Goiânia, ficaram longe das primeiras colocações. Apenas um senador saiu vitorioso das urnas:
Rodrigo Cunha (Podemos) foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por
João Henrique Caldas (PL) em Maceió.
Conhecido como JHC, o prefeito usufruiu de favoritismo ao longo de toda a campanha, o que acabou comprovado pela vitória com 83,25%. JHC, que recebeu ao todo 379.544 votos, foi o segundo prefeito mais votado nas capitais brasileiras este ano proporcionalmente. JHC e Rodrigo Cunha foram apoiados pelo presidente da Câmara,
Arthur Lira (PP-AL). Com a ida de Rodrigo para a vice-prefeitura, quem assumirá o mandato será a mãe do prefeito, Dra. Eudócia.
"Pense numa dupla com foguete no pé! Obrigado pela votação histórica, Maceió! Vamos juntos fazer uma cidade cada vez melhor", comemorou Cunha no Instagram.
O pior desempenho nas urnas foi o do senador licenciado
Carlos Viana, que concorreu à
prefeitura da capital mineira. Com 98,30% das urnas apuradas, ele ficou em 7º lugar e 1% dos votos, o que equivale a 12.450 votos ao todo.
O segundo pior desempenho foi de
Eduardo Girão (Novo), que concorreu à
prefeitura de Fortaleza. O líder da bancada do Novo no Senado, e único filiado ao partido na Casa, ficou em 5º lugar, com 1,06%, ou 14.878 votos.
Logo após o anúncio do resultado, Girão declarou apoio a André Fernandes (PL), contra a "tragédia do PT", alegando que a campanha foi alvo de um "boicote flagrante do 'sistema'". O deputado federal disputa o segundo turno contra o petista Evandro Leitão.
"Infelizmente interesses pessoais ficaram acima dos públicos. Mas tenho muita fé e esperança que não sucumbiremos às trevas e às sombras com o Evandro Leitão, recém convertido ao PT, à frente do executivo municipal. Esse seria o pior cenário possível já que o fortalezense está sofrendo muito com os petistas tanto na esfera federal quanto na estadual onde o crime, a vingança e a irresponsabilidade fiscal imperam sem piedade contra nossa população. Conte comigo André Fernandes e vamos a vitória", publicou ele no Instagram.
Por último, está o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE),
Vanderlan Cardoso (PSD), que concorreu à
prefeitura de Goiânia. Cardoso obteve 6,57% dos votos, ou 45.146 votos, e ficou em 5º lugar na disputa.