Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Pesquisa
Congresso em Foco
15/2/2023 9:59
Divulgada nessa terça-feira (14), a pesquisa do Instituto Quaest que avaliou a aprovação do governo do presidente Lula (PT) também analisou a percepção da população sobre as críticas do presidente às taxas de juros do Banco Central (BC). De acordo com o levantamento, 76% dos entrevistados concordam que Lula está certo em forçar a queda da taxa de juros.
[caption id="attachment_562565" align="aligncenter" width="751"]Nas últimas semanas, o presidente tem feito críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por Lula por conta da manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, maior patamar desde 2017. Somente 16% dos entrevistados não concordam com a ação do presidente em relação aos juros, enquanto 8% não souberam responder ou não responderam.
As críticas de Lula tiveram maior apoio entre os entrevistados com renda familiar até dois salários mínimos, com 79% considerando que o presidente está certo. O apoio diminui conforme a renda familiar aumenta, mas ainda é majoritário: 77% dos com renda familiar entre dois e cinco salários mínimos concordam com Lula; acima de cinco salários mínimos, 69% concordam com o petista.
[caption id="attachment_562566" align="aligncenter" width="752"]Até mesmo os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concordam com a ação de Lula: 61% dos entrevistados que votaram em Bolsonaro no segundo turno acham que o presidente está certo em tentar forçar a queda da taxa de juros. Entre os que votaram branco, nulo ou não votaram, a aprovação é ainda maior: 72%. Segundo a pesquisa, 87% dos eleitores de Lula concordam com as críticas do presidente.
[caption id="attachment_562567" align="aligncenter" width="755"]O levantamento aponta que 70% dos entrevistados desconhecem que Roberto Campos Neto foi indicado para o cargo por Bolsonaro. Outros 28% afirmaram saber da informação, enquanto 3% não souberam responder ou não responderam. Neto do economista e ex-ministro Roberto Campos, o atual presidente do BC foi o primeiro a atuar com autonomia formal na condução do banco e tem mandato até 2024.
[caption id="attachment_562568" align="aligncenter" width="723"]Entre os entrevistados, 46% acham que o presidente do Banco Central tende a lidar com a inflação agindo com interesses políticos. Para 37%, Campos Neto utiliza critérios técnicos, enquanto 17% não souberam responder ou não responderam.
[caption id="attachment_562569" align="aligncenter" width="723"]A maioria (46%) dos eleitores de Bolsonaro acredita que o presidente do BC utiliza critérios técnicos; enquanto a maioria dos eleitores de Lula (51%) e os que votaram branco, nulo ou não votaram (46%) acreditam que Campos Netos age com interesses políticos.
[caption id="attachment_562570" align="aligncenter" width="723"]LEIA MAIS
FORÇAS ARMADAS
Saiba como vão ficar os salários dos militares após reajuste
TENTATIVA DE GOLPE
Dois em cada três brasileiros acreditam que Bolsonaro será condenado
SEGURANÇA PÚBLICA
Senado votará PEC que inclui guardas municipais na Constituição
Tentativa de Golpe
Governistas veem Bolsonaro perto da cadeia; oposição cita perseguição