Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/10/2020 | Atualizado às 19h48
A medida tomada hoje por Camargo havia sido anunciada em junho, quando ele afirmou ter determinado a revisão da lista para que "ícones da esquerda vitimista" deixassem de ser homenageados. No começo do mês, o nome da deputada federal e candidata do PT à Prefeitura do Rio, Benedita da Silva, deixou de integrar o rol de homenageados no site da fundação. Sérgio Camargo assumiu a Fundação Palmares em janeiro de 2019. O órgão é voltado para a promoção da cultura afro-brasileira. O jornalista é conhecido pela negação reiterada do racismo estrutural no Brasil e já defendeu o fim do feriado da Consciência Negra e a extinção do movimento negro. Ele chegou a afirmar que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" de escravizados no país. Do mesmo partido de Marina, o senador Randolfe Rodrigues (AP) defendeu a ex-ministra afirmando que ela é reconhecida mundialmente na sua luta em defesa do meio ambiente e dos povos da floresta. "A violência dos bossais do poder não é maior que a força da sua história", escreveu no Twitter.Marina Silva autodeclara-se negra por conveniência política. Não é um caso isolado. Jean Willys, Talíria Petrone, David Miranda (branco) e Preta Gil também são pretos por conveniência. Posar de "vítima" e de "oprimido" rende dividendos eleitorais e, em alguns casos, financeiros.
- Sérgio Camargo (@sergiodireita1) October 13, 2020
A senadora Eliziane Gama (MA), líder do Cidadania no Senado, classificou a decisão como "estapafúrdia, lamentável e revoltante". Eliziane afirmou que irá apresentar um projeto de decreto legislativo, sustando todos os atos do presidente da Fundação Palmares que excluíram pessoas da lista de personalidades negras da entidade.Marina Silva @MarinaSilva é reconhecida mundialmente na sua luta em defesa do meio ambiente e dos povos da floresta, sua vida é exemplo a ser seguido, a violência dos bossais do poder não é maior que a força da sua história.
- Randolfe Rodrigues 🇧🇷 (@randolfeap) October 13, 2020
A liderança da Rede repudiou a atitude da Fundação Palmares:Vamos apresentar um projeto de decreto legislativo, sustando todos os atos do presidente da Fundação Palmares que excluíram pessoas da lista de personalidades negras da Fundação Cultural Palmares.
- Eliziane Gama (@elizianegama) October 13, 2020
> STJD pune atleta Carol Solberg por protesto contra Jair BolsonaroA Liderança da REDE repudia a saída de Marina Silva da lista de personalidades negras da Fundação Palmares. A História não se nega, é fato sua contribuição para o país. pic.twitter.com/0ZYExHvlJW
- REDE no Congresso (@REDEnoCongresso) October 13, 2020
Tags
Temas
LEIA MAIS
CONTAS DO GOVERNO
RELAÇÕES EXTERIORES
CONTAS DO GOVERNO