Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Economia
Congresso em Foco
26/04/2023 | Atualizado às 17h54
O presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), apontou que há quatro pontos principais de divergência em relação à proposta do arcabouço fiscal do governo. Ao Congresso em Foco, Jardim pontuou o que ele classificou como "problemas encontrados no texto". São eles:
"Esperamos que essas medidas levadas como sugestões ao relator da matéria sejam apresentadas em forma de emendas para aperfeiçoar o arcabouço fiscal", disse Jardim.
Entre os 513 deputados, o governo precisa ao menos de 257 votos a favor do texto do arcabouço fiscal, que irá substituir o teto de gastos com a intenção de permitir com que os gastos cresçam acima da inflação mediante análise do comportamento das receitas. Depois de votado na Câmara o projeto precisa ainda ser apreciado no Senado antes de ser encaminhado para sanção do presidente Lula.
"Essa é a lei mais importante que vamos votar neste país e a que abre caminho para a votação da reforma tributária"
EquilíbrioPara o deputado Pedro Paulo Teixeira (PSD-RJ), diretor extraordinário do novo regime fiscal na Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, o arcabouço apresenta um desenho calcado no crescimento da receita na esperança de que o Brasil se desenvolva.
"Reconhecendo a legitimidade desse governo de esquerda, o projeto não conta com um equilíbrio entre receita e despesa. Há dez anos o país não tem contas equilibradas e para isso precisamos de sanções e responsabilização bem definidas para quem descumpre regras fiscais com um controle qualitativo das despesas porque não existe nenhum mecanismo fiscal de despesa obrigatória."
Já o Secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, afirmou que o governo busca a promoção da recomposição das bases fiscais do estado e vem dialogando com o FMI, Bando Mundial, BID e União Europeia. "Diante da implementação de lei de responsabilidade fiscal e do teto de gasto, chegamos em 2022 com o menor nível de investimento público, só ganhamos do Haiti em investimento em infraestrutura e isso gera um custo de competitividade para o Brasil."
Tags
LEIA MAIS
Previdência Social
Alcolumbre prorroga programa de enfrentamento da fila da previdência
Câmara dos Deputados
Brasil pode ter alerta por SMS para desaparecimento de crianças
SEGURANÇA PÚBLICA
Guardas municipais comemoram decisão do STF sobre policiamento