Agora: grupo da reforma tributária apresenta relatório da regulamentação
Grupo de trabalho da regulamentação da reforma tributária apresenta seu relatório, previsto para votação em plenário na semana seguinte.
Congresso em Foco
04/07/2024 | Atualizado às 10h29
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Audiência do GT da reforma tributária que analisa imposto seletivo, entre outras coisas. Foto: Vinicius Loures/Ag. Câmara
O grupo de trabalho do Projeto de Lei Complementar 68/2024, que regulamenta a reforma tributária aprovada no ano anterior, apresenta nesta quinta-feira (4) a primeira versão de seu relatório, que será votado em plenário na Câmara dos Deputados na semana seguinte. O texto estabelece quais categorias de alíquotas deverão incidir sobre quais produtos e serviços.
A primeira versão do texto foi elaborada pelo Ministério da Fazenda. O novo sistema tributário unifica todos os atuais impostos sobre o consumo, respectivamente PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI, e os transforma em dois: o IBS, cujo valor será repassado a estados e municípios, e o CBS, repassado à União. Também será estabelecido o Imposto Seletivo (IS), que incidirá sobre produtos nocivos à população, como álcool, cigarros e alimentos ultraprocessados.
A regulamentação da reforma tributária tramita na forma deste projeto e de um segundo, aos cuidados de outro grupo de trabalho, que trata das normas de gestão dos novos tributos. Este será concluído apenas no segundo semestre.