12 deputados candidatos têm zero alinhamento com a pauta ambiental
De 75 deputados que participam como candidatos nas eleições de 2024, 11 votaram sempre contra a agenda ambiental em 2023 e 2024.
Congresso em Foco
02/10/2024 | Atualizado às 16h50
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
De 75 deputados que participam como candidatos nas eleições de 2024, 11 votaram sempre contra a agenda ambiental em 2023 e 2024. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
*Matéria atualizada em 02/10/2024, às 16h45
Lançada na terça-feira (1º), a segunda edição do Farol Verde, ferramenta desenvolvida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) para identificar o grau de alinhamento de parlamentares à pauta ambiental, atribuiu um índice de 0% a 12 deputados que disputam ao cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador em suas bases eleitorais. Outros 14 candidatos entram na corrida eleitoral com menos de 10% de alinhamento.
O Farol Verde prevê um I´ndice de Converge^ncia Ambiental total (ICAt) definido com base nos votos de deputados e senadores em 108 propostas legislativas monitoradas pelo instituto entre 2023 e 2024: 78 consideradas benéficas à pauta ambiental, e 30 prejudiciais. O principal critério de distinção é a orientação dada pelos coordenadores da Frente Parlamentar Ambientalista, função ocupada ao longo do período por Nilto Tatto (PT-SP), na Câmara, e Eliziane Gama (PSD-MA), no Senado.
Confira a seguir a lista de deputados com ICAt inferior a 10% disputando nas eleições de 2024:
O índice de convergência dos parlamentares candidatos com a pauta ambiental está disponível aqui.
O PL é o partido campeão em nomes com ICAt inferior a 10% dentre os postulantes eleitorais na Câmara, com nove deputados dentre os 21. A lista conta com candidatos em alguns municípios especialmente caros para a agenda ambiental. Com ICAt de 6,25%, Éder Mauro (PL-PA) disputa a prefeitura de Belém (PA), cidade que sediará a COP30 no próximo ano. Alberto Neto (PL-AM), com 8,33% de índice, busca se tornar prefeito de Manaus (AM), maior cidade da Amazônia. Abílio Brunini (PL-MT), com 0%, concorre em Cuiabá. A capital do estado é ponto de encontro entre a Amazônia, o pantanal e o cerrado.
Em segundo lugar está o União Brasil, com cinco nomes. Um deles, Hélio Leite, está entre os que concorrem para uma prefeitura na Amazônia, disputando pela cidade de Castanhal (PA). Em terceiro, o Republicanos, com quatro deputados com ICAt inferior a 10%, metade com 0%.
O PDT é o único partido, dentre os que possuem quadros entre os menos alinhados, em que o deputado em questão não corresponde à média da bancada: a deputada Duda Salabert (PDT-MG), que disputa a prefeitura de Belo Horizonte (MG), está entre as parlamentares com maior adesão à defesa do meio ambiente, com 100% de ICAt. Max Lemos (PDT-RJ), que busca a prefeitura de Queimados (RJ), chega a 56,25%, 19 pontos percentuais acima da média geral de 36,04%. Délio Pinheiro (PDT-MG), que concorre pelo município de Montes Claros (MG), está em 0%.
Na outra ponta, apenas seis candidatos na Câmara contam com alinhamento superior a 90%:
*Atualização: os dados do Farol Verde foram atualizados, alterando a colocação de alguns candidatos. A matéria foi modificada para incluir os novos valores.