Renata CamargoA ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta quarta-feira (7) que a anistia prevista no substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) do novo Código Florestal pode chegar a R$ 10 bilhões. Essa é a estimativa do valor das multas por crimes de desmatamento cometidos até 22 de julho de 2008. Caso o substitutivo seja aprovado pelo Congresso, essa quantia não irá aos cofres públicos.
Izabella afirma que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) é contra a suspensão da cobrança das multas por desmatamento irregular e avalia que essa anistia pode gerar a "impunidade". "Nós temos um passivo, na nossa estimativa, que está sujeito a isenção de recolhimento aos cofres públicos, por conta de atuação do Ibama, de R$ 10 bilhões. Isso poderá criar uma impunidade", disse.
A ministra considerou que o debate sobre a mudança no código está equivocada. Izabella argumenta que a "situação do Sul e do Sudeste não é a mesma da Amazônia". "O que temos de discutir não é anistia. Temos de discutir a regularização ambiental", afirmou. Para a ministra, dentro desse processo de regularização poderá ser discutida a possibilidade de perdão a multas por desmatamento.
A pedagogia tabajara e a impunidadeLeia também:
Kátia Abreu prevê corrida por novos desmatamentos Ambientalistas fazem enterro simbólico do Código Florestal Comissão aprova polêmico Código Florestal"Não foi um desastre ambiental", diz MMA Sem consenso, Código Florestal vai à votação Aldo retira possibilidade de reduzir APP para 7,5 metrosRelator mantém dispensa de reserva para 400 hectares Aldo recua e retira poder de estados legislaremRuralistas sobem pressão por novo Código Florestal
Veja a íntegra do relatório de Aldo RebeloDiscussão sobre código florestal é adiadaA pedagogia tabajara e a impunidadeParecer de Aldo atende em parte, diz ContagParecer de Aldo desagrada ambientalistas e ruralistas Será que o PT vai querer pagar a conta?Marina: alterações no Código Florestal atendem a interesses espúriosAldo propõe moratória para multas por desmatamentoCódigo Florestal: relator dá mais poder aos estadosAldo Rebelo dispensa pequenos de reserva legal Até que ponto é preciso mudar o Código Florestal?ONGs reforçam objeção a mudanças no Código Florestal Código Florestal: no caminho do meio "Não venha falar por nós, Kátia Abreu"'Lei ambiental é injusta', diz representante dos pequenos agricultores