Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/5/2011 4:23
Renata Camargo
O senador Jorge Viana (PT-AC) foi escolhido nesta terça-feira (31) para ser relator do projeto de lei do novo Código Flroestal na Comissão de Meio Ambiente, que discutirá o mérito da matéria. A indicação de Viana, representante da bancada ambientalista no Senado, indica o que o governo espera dos senadores em relação ao novo código.
A tendência é que Viana seja também relator do projeto no plenário da Casa. Ligado à ex-senadora Marina Silva (PV-AC), Jorge Viana tem afirmado que o texto vindo da Câmara precisará de "ajustes". Entre os ajustes, o governo espera encontrar um texto consensual em relação à anistia a desmatadores e sobre as áreas consolidadas em áreas de preservação permanente (APPs).
Para conseguir realizar as mudanças pleiteadas pelo próprio governo, Viana terá que contrariar a forte bancada ruralista da Casa, que conta com nomes como os ex-governadores Blairo Maggi (PR-MT) e Luiz Henrique (PMDB-SC). Esse último é o nome indicado da bancada ruralista para ser relator na Comissão de Agricultura e de Constituição e Justiça.
Engenheiro florestal, Jorge Viana tem sua trajetória vinculada a atividades e pesquisas na área ambiental. Foi um dos profissionais que atuou junto com o líder seringalista e ambientalista Chico Mendes, quando esse era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Em seu estado, Viana foi responsável por ações de manejo e uso sustentável dos recursos florestais, em especial na exploração do potencial madeireiro do Acre.
Tags
Temas
LEIA MAIS
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
SUCESSÃO DE FRANCISCO
Quem são os 135 cardeais que vão eleger (e podem ser) o novo papa
PRESIDENTE NAS REDES
Lula lamenta morte de Cristina Buarque e celebra Páscoa e Calderano