[caption id="attachment_49793" align="alignright" width="319" caption="Demóstenes Torres e Aloysio Nunes estão entre os mais lembrados pelos jornalistas na nova categoria"]

[/caption]
Seis advogados e dois procuradores de Justiça são os parlamentares que mais se empenharam este ano na defesa da Constituição e do cumprimento das leis, na avaliação dos jornalistas que acompanham o dia-a-dia do Congresso. Pedro Simon (PMDB-RS), Demóstenes Torres (DEM-GO), Pedro Taques (PDT-MT), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) representarão o Senado na disputa da categoria de Defesa da Segurança Jurídica, uma das novidades do
Prêmio Congresso em Foco 2011.
Eles disputarão o voto do internauta, a partir de amanhã (22), com os deputados Miro Teixeira (PDT-RJ), Alessandro Molon (PT-RJ) e Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), novo ministro da Agricultura. Para a maioria dos 267 jornalistas que participaram da primeira fase de votação e indicaram os finalistas, esses deputados e senadores foram os que mais se empenharam na defesa das normais legais e da independência entre os Poderes.
A segurança jurídica é a garantia dada ao cidadão de que as regras estabelecidas em lei serão cumpridas pelo Estado e pelos integrantes de determinada sociedade.
Cada jornalista escolheu até três nomes para a categoria. Como houve empate entre quatro parlamentares na quinta colocação, são oito os finalistas. Todos eles serão homenageados com certificados na festa de premiação no dia 7 de novembro. O mais votado pelos internautas, no entanto, ganhará uma placa e um diploma, atestando o reconhecimento popular por seu trabalho na defesa da segurança jurídica.
Essa nova categoria tem o apoio da
Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e da
Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil).
Veja a relação dos finalistas da categoria, por ordem de classificação, e a formação de cada um:
Demóstenes Torres (DEM-GO), procurador de Justiça - 82 votos
Pedro Taques (PDT-MT), procurador de Justiça - 54votos
Pedro Simon (PMDB-RS), advogado - 13 votos
Miro Teixeira (PDT-RJ), advogado - 11 votos
Alessandro Molon (PT-RJ), advogado - 7 votos
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), advogado - 7 votos
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), advogado - 7 votos
Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), advogado - 7 votos
Leia ainda:
Simon à frente na defesa da democracia
Prêmio: na saúde, seis médicos e um metalúrgico
Os parlamentares de futuro, segundo os jornalistas
Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara
Estreantes se destacaram no Senado
Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011