[caption id="attachment_91777" align="alignleft" width="100" caption="ACM Neto"]
[/caption]
ACM Neto (DEM-BA)
Natural de Salvador, 33 anos, advogado, exerce seu terceiro mandato na Câmara. Elegeu-se prefeito de Salvador no último dia 28 de outubro. Neto do falecido ex-senador Antônio Carlos Magalhães, destacou-se como uma das principais vozes da oposição na crise do mensalão. Foi um dos sub-relatores da CPI dos Correios. Acumulou a 2ª-vice-presidência e a corregedoria da Câmara em 2009 e 2010. Lidera a bancada do Democratas na Câmara pela terceira vez. Figura entre os contemplados pelo
Prêmio Congresso em Foco pela quarta vez (2007, 2009, 2011 e 2012). Também é destaque na categoria Parlamentar de Futuro.
[caption id="attachment_91778" align="alignright" width="100" caption="Alessandro Molon"]
[/caption]
Alessandro Molon (PT-RJ)
Mineiro de Belo Horizonte, tem 41 anos e está no primeiro mandato federal. Professor de Direito da PUC-RJ, é advogado e bacharel em História, área na qual fez mestrado. Foi deputado estadual. Coordena a comissão externa sobre o legado da Copa e dos Jogos Olímpicos para o Rio e região. Foi o parlamentar mais votado pelos internautas na Defesa da Segurança Jurídica ano passado. Além de ser indicado entre os melhores deputados este ano, também é destaque na Defesa da Inovação Tecnológica e no Combate ao Crime Organizado.
[caption id="attachment_91779" align="alignleft" width="100" caption="Alfredo Sirkis"]
[/caption]
Alfredo Sirkis (PV-RJ)
Carioca, 61 anos, jornalista, exerce seu primeiro mandato na Câmara. Um dos fundadores do Partido Verde no Brasil, foi presidente nacional do PV e vereador no Rio. Começou sua militância política ainda na adolescência, participando ativamente de ações contra a ditadura, inclusive na luta armada. Exilou-se na Argentina, no Chile, na Suécia e em Portugal. Candidatou-se à Presidência da República em 1998 e foi um dos artífices da candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência da República em 2010. Está entre os melhores parlamentares pelo segundo ano consecutivo.
[caption id="attachment_91784" align="alignright" width="100" caption="Antonio Carlos Mendes Thame"]
[/caption]
Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP)
Natural de Piracicaba (SP), tem 66 anos e está no sexto mandato na Câmara. Formado em Agronomia e Direito, é professor universitário licenciado. Comandou a prefeitura de Piracicaba entre 1993 e 1996 e foi secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo. É autor do projeto que resultou na Lei Complementar 128/08, que criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI). Entre 2005 e 2006, presidiu a CPI da Biopirataria. Contemplado pela primeira vez com o
Prêmio Congresso em Foco.
[caption id="attachment_91793" align="alignleft" width="100" caption="Benedita da Silva"]
[/caption]
Benedita da Silva (PT-RJ)
Carioca, tem 70 anos e está em seu terceiro mandato na Câmara. Formada em Estudos Sociais e Serviço Social, foi a primeira mulher negra a conquistar uma cadeira no Senado, em 1994. Começou sua militância política na Associação das Favelas do Estado do Rio de Janeiro. Eleita vice-governadora em 1998, comandou o estado por nove meses em 2002. Foi ministra da Assistência Social no governo Lula e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos no governo Sérgio Cabral (PMDB) no Rio de Janeiro. Figura pela primeira vez na lista dos melhores parlamentares feita pelos jornalistas.
[caption id="attachment_91794" align="alignright" width="100" caption="Bruno Araujo"]
[/caption]
Bruno Araújo (PSDB-PE)
Nasceu em Recife, tem 40 anos e está em seu segundo mandato na Câmara. Advogado formado pela Faculdade de Direito de Recife (UFPE) e doutorando em Ciências Jurídicas, foi deputado estadual antes de chegar à Câmara, em 2007. Na Assembleia Legislativa, atuou como líder do governo Jarbas Vasconcelos (PMDB). Como deputado federal, foi relator-geral de receita da proposta orçamentária de 2011 e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia. É líder do PSDB na Câmara. Contemplado com o
Prêmio Congresso em Foco pela primeira vez.
[caption id="attachment_91795" align="alignleft" width="100" caption="Carlos Sampaio"]
[/caption]
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Nascido em Campinas (SP), tem 49 anos e está no terceiro mandato na Câmara. Promotor de Justiça, licenciou-se do Ministério Público Estadual para ingressar na política em 1992. Foi vereador em sua cidade natal e deputado estadual. Como relator no Conselho de Ética, recomendou a cassação de dois deputados por quebra de decoro parlamentar: Pedro Corrêa (PP-PE), em 2005, e Jaqueline Roriz (PMN-DF), em 2011. A deputada acabou absolvida pelo plenário. É titular da CPI do Cachoeira. Está entre os parlamentares premiados pelo segundo ano consecutivo.
[caption id="attachment_91796" align="alignright" width="100" caption="Chico Alencar"]
[/caption]
Chico Alencar (Psol-RJ)
Carioca, 63 anos, está no terceiro mandato na Câmara. Começou sua trajetória política nos movimentos sociais. Mestre em Educação, é professor licenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Deixou o PT, pelo qual foi vereador e deputado estadual, na crise do mensalão. Tem discurso pautado pela defesa da ética e pelo combate às desigualdades sociais. Líder do Psol na Câmara, foi considerado o melhor deputado pelos jornalistas nos últimos quatro anos. Venceu a votação na internet em 2010 e 2011. Ainda no ano passado, conquistou a categoria Defesa da Democracia e da Cidadania.
[caption id="attachment_91802" align="alignleft" width="100" caption="Domingos Dutra"]
[/caption]
Domingos Dutra (PT-MA)
Natural de Buriti (MA), tem 56 anos e está no terceiro mandato na Câmara. Advogado, começou sua trajetória política como vereador em São Luís, em 1989. Em 1995, tornou-se o primeiro descendente de quilombola a assumir uma cadeira no Congresso. Foi vice-prefeito da capital maranhense na gestão Jackson Lago (PDT). Adversário histórico da família Sarney, fez greve de fome contra a decisão do PT de apoiar a reeleição da governadora
Roseana Sarney (PMDB) em 2010. Preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Está entre os melhores parlamentares pelo terceiro ano consecutivo.
[caption id="attachment_91803" align="alignright" width="100" caption="Dr. Rosinha"]
[/caption]
Dr. Rosinha (PT-PR)
Nasceu em Rolândia (PR) há 62 anos e está em seu quarto mandato na Câmara. É médico pediatra com especialização em Saúde Pública e Medicina do Trabalho. Presidiu a Associação dos Servidores Municipais de Curitiba, foi vereador e deputado estadual. Tem entre suas bandeiras políticas a luta contra a terceirização dos serviços públicos, a valorização dos servidores e a ampliação das fontes de recursos para a saúde pública. Presidiu o Parlamento do Mercosul (Parlasul). Recebe o
Prêmio Congresso em Foco pelo quinto ano consecutivo. Pela terceira vez, é destaque na Defesa da Saúde.
[caption id="attachment_91808" align="alignleft" width="100" caption="Henrique Fontana"]

[/caption]
Henrique Fontana (PT-RS)
Natural de Porto Alegre, 52 anos, exerce o quarto mandato de deputado. Formado em Administração de Empresas e Medicina, foi vereador e secretário de Saúde na gestão de Raul Pont (PT) na capital gaúcha. De 2008 a 2010, foi líder do governo na Câmara e articulou a aprovação de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida. Como relator, apresentou em 2011 uma proposta de reforma política, que ainda aguarda votação pela comissão especial. Figura entre os melhores parlamentares pelo sexto ano.
[caption id="attachment_91810" align="alignright" width="100" caption="
Ivan Valente"]

[/caption]
Ivan Valente (Psol-SP)
Paulistano, 66 anos, exerce o quinto mandato na Câmara. Professor, engenheiro e matemático, começou sua militância no movimento estudantil. Perseguido, preso e torturado na ditadura militar, ajudou a fundar o Comitê Brasileiro pela Anistia em São Paulo. Foi deputado estadual. Em 2005, trocou o PT pelo Psol após ser punido pelo partido por ter votado contra a reforma da Previdência defendida pelo governo Lula. Destacou-se como um dos principais aliados dos ambientalistas nas discussões do Código Florestal. Recebe o prêmio pela sexta vez. Foi um dos destaques na Defesa dos Consumidores em 2011.
[caption id="attachment_91811" align="alignleft" width="100" caption="Jandira Feghali"]
[/caption]
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Curitibana, 55 anos, exerce seu quinto mandato de deputada. É médica especialista em Cardiopediatria. Foi presidente da Associação de Médicos Residentes do estado do Rio e da Associação Nacional dos Médicos Residentes e diretora do Sindicato dos Médicos. Ex-deputada estadual, foi secretária municipal de Cultura do Rio e de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói. Preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. Escolhida entre os melhores parlamentares pelo segundo ano seguido.
[caption id="attachment_91814" align="alignright" width="100" caption="Jean Wyllys"]
[/caption]
Jean Wyllys (Psol-RJ)
Baiano de Alagoinhas, 38 anos, exerce seu primeiro mandato eletivo. Professor universitário e jornalista, tem mestrado em Letras e Linguística. Começou sua militância nas comunidades eclesiais de base da Igreja Católica. É o primeiro parlamentar homossexual assumido a se eleger defendendo a causa LGBT. Em 2005, foi o vencedor do
reality show Big Brother Brasil, da TV Globo. Na Câmara, tem se destacado na defesa dos direitos dos homossexuais e na luta contra a homofobia. Entre os melhores parlamentares pelo segundo ano, também é destaque na categoria Parlamentar de Futuro pela segunda vez.
[caption id="attachment_91817" align="alignleft" width="100" caption="Luiz Couto"]
[/caption]
Luiz Couto (PT-PB)
Natural de Soledade (PB), tem 67 anos e está no seu terceiro mandato na Câmara. Padre identificado com a chamada teologia da libertação, é professor licenciado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na Câmara, como relator da CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste, recomendou o indiciamento de cerca de 300 pessoas, entre políticos, juízes, policiais e promotores em 2005. Jurado de morte por grupos de extermínio, circula com proteção especial da Polícia Federal. Indicado entre os melhores parlamentares pelos jornalistas pela segunda vez.
[caption id="attachment_91816" align="alignright" width="100" caption="Luiza Erundina"]
[/caption]
Luiza Erundina (PSB-SP)
Paraibana de Uiraúna, tem 78 anos e está no quarto mandato federal. Graduada em Serviço Social, com mestrado em Ciências Sociais, é professora universitária. Após ser vereadora e deputada estadual, tornou-se a primeira mulher a comandar a prefeitura de São Paulo, em 1989. Sempre pelo PT. Em 1993, licenciou-se do partido para ser ministra da Administração do governo Itamar Franco. Filiada ao PSB desde 1997, é uma das principais defensoras no Congresso da democratização dos meios de comunicação. Incluída entre os melhores parlamentares em todas as edições do
Prêmio Congresso em Foco.
[caption id="attachment_91818" align="alignleft" width="100" caption="Manuela D'Ávila"]
[/caption]
Manuela D'Ávila (PCdoB-RS)
Natural de Porto Alegre, tem 31 anos e está no segundo mandato na Câmara. É formada em Jornalismo. Foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Chegou à Câmara aos 25 anos de idade, após ter sido vereadora na capital gaúcha. Na Casa, relatou projetos como a Lei dos Estágios, o Estatuto da Juventude e o Vale-Cultura. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Recebe o
Prêmio Congresso em Foco pelo quarto ano consecutivo. Foi considerada a melhor deputada pelos internautas em 2009. Pelo segundo ano, é destaque na categoria Parlamentar de Futuro.
[caption id="attachment_91819" align="alignright" width="100" caption="Mara Gabrilli"]
[/caption]
Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Paulistana, 45 anos, está no primeiro mandato na Câmara. É publicitária e psicóloga. Foi vereadora e a primeira secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo. É tetraplégica desde 1994, vítima de um acidente automobilístico. Três anos depois, fundou um instituto voltado para pessoas com deficiência que apóia atletas e fomenta pesquisas científicas e projetos culturais. É uma das coordenadoras da Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Congresso. Indicada pelos jornalistas entre os melhores parlamentares pelo segundo ano.
[caption id="attachment_91823" align="alignleft" width="100" caption="Miro Teixeira"]
[/caption]
Miro Texeira (PDT-RJ)
Carioca, 67 anos, está no décimo mandato na Câmara. Advogado e jornalista, começou sua vida política no antigo MDB. Em 2002, contrariou a orientação do PDT, que apoiava Ciro Gomes, e apoiou a candidatura de Lula à Presidência. Com a decisão do partido de se opor ao governo do petista, deixou o partido e só regressou quando o PDT voltou a fazer parte da base aliada. Foi ministro das Comunicações e líder do governo Lula na Câmara. É titular da CPI do Cachoeira. Recebe o
Prêmio Congresso em Foco pela sexta vez. É destaque na Defesa da Democracia e na Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania.
[caption id="attachment_91828" align="alignright" width="100" caption="Paulo Teixeira"]
[/caption]
Paulo Teixeira (PT-SP)
Paulista de Águas da Prata, 50 anos, é vice-presidente da CPI do Cachoeira. Está no segundo mandato como deputado federal. Antes, foi vereador em São Paulo e deputado estadual. É formado em Direito pela USP e tem mestrado em Direito Constitucional. Foi subprefeito de São Miguel Paulista na gestão da ex-prefeita
Luiza Erundina em São Paulo. Na administração de Marta Suplicy, comandou a secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e dirigiu a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab). Foi líder do PT no ano passado. Contemplado com o prêmio pela segunda vez.
[caption id="attachment_91833" align="alignleft" width="100" caption="Reguffe"]
[/caption]
Reguffe (PDT-DF)
Carioca, 40 anos, está no primeiro mandato na Câmara. É formado em Economia e Jornalismo. Foi eleito deputado federal com a maior votação proporcional do país (19% dos votos válidos). Assim como fizera na Câmara Legislativa, abriu mão no Congresso dos vencimentos extras ao salário e reduziu o número de assessores em seu gabinete. Foi selecionado entre os melhores parlamentares pelo segundo ano consecutivo. Também pela segunda vez é destaque nas categorias Defesa dos Consumidores e Parlamentar de Futuro.
[caption id="attachment_91832" align="alignright" width="100" caption="Rebecca Garcia"]
[/caption]
Rebecca Garcia (PP-AM)
Natural de Manaus, exerce seu segundo mandato na Câmara aos 39 anos. Formada em Economia pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, trabalhou em instituições financeiras e dirigiu o grupo de comunicação da família. Fundou a ONG Maria Bonita, que presta auxílio jurídico a mulheres vítimas de violência e discriminação em Manaus. É a atual vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e uma das coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias. Contemplada pela primeira vez com o
Prêmio Congresso em Foco.
[caption id="attachment_91835" align="alignleft" width="100" caption="Ronaldo Caiado"]
[/caption]
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Natural de Anápolis (GO), 63 anos, está no quinto mandato na Câmara. Médico ortopedista, é especialista em cirurgia da coluna. Fundador da União Democrática Ruralista (UDR), concorreu à Presidência da República em 1989. Na Câmara desde 1990, é um dos principais defensores do agronegócio no Congresso. Presidiu a Comissão de Agricultura e Pecuária e foi relator da Comissão Especial da Reforma Política. Em 2009, liderou a bancada do Democratas na Casa. É vice-líder do partido e secretário da Frente Parlamentar da Agropecuária. Indicado entre os melhores parlamentares pela terceira vez.
[caption id="attachment_91836" align="alignright" width="100" caption="Tiririca"]
Tiririca_reinaldoferrigno_AgCamara" src="https://static.congressoemfoco.com.br/2012/11/Tiririca_reinaldoferrigno_AgCamara.jpg" alt="" width="100" height="100" />[/caption]
Tiririca (PR-SP)
Cearense de Itapipoca, tem 47 anos e exerce seu primeiro mandato eletivo. Humorista, ganhou projeção nacional no final da década de 1990 com a música Florentina de Jesus. Em 2010, tornou-se o primeiro palhaço a se eleger deputado no país, com 1,3 milhão de votos. Foi a maior votação entre todos os 513 parlamentares eleitos e a segunda maior da história. Na Câmara, tem atuação voltada para a defesa dos interesses da atividade circense. É titular da Comissão de Educação e Cultura e da Subcomissão Permanente de Cultura. Indicado pelos jornalistas entre os melhores parlamentares pela primeira vez.
[caption id="attachment_91837" align="alignleft" width="100" caption="Vicentinho"]
Vicentinho_waltercampanato_ABr" src="https://static.congressoemfoco.com.br/2012/11/Vicentinho_waltercampanato_ABr.jpg" alt="" width="100" height="100" />[/caption]
Vicentinho (PT-SP)
Nascido em Santa Cruz (RN), tem 55 anos e está no terceiro mandato federal. Começou a carreira política no movimento sindical. Foi trabalhador rural e minerador. Presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Já adulto, completou seus estudos e formou-se em Direito. Em seu primeiro mandato, presidiu a Comissão Especial da Reforma Trabalhista, que acabou não sendo votada pela Câmara. Em 2011, relatou o projeto que reajustou o salário mínimo e criou uma política de aumento até 2014. É premiado pela segunda vez.
Conheça os melhores parlamentares de 2012