[caption id="attachment_121468" align="alignright" width="280" caption="Jean lidera entre os deputados com uma pequena vantagem para
Chico Alencar"]

[fotografo]Luis Macedo/Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]A quarta parcial do
Prêmio Congresso em Foco, divulgada nesta sexta-feira (19), mostra a consolidação da liderança do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) como o parlamentar que melhor representa a população no Congresso. Na Câmara, continua a disputa entre Jean Wyllys (Psol-RJ) e
Chico Alencar pelo primeiro lugar, com uma pequena vantagem para o deputado de primeiro mandato. Até agora, já foram registrados 26.927 votos.
Na eleição do melhor senador entre os parlamentares selecionados pelos jornalistas, Cristovam tem uma boa vantagem para Eduardo Suplicy (PT-SP),
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Pedro Simon (PMDB-RS). Entre os deputados, além de Jean Wyllys e
Chico Alencar, aparecem bem votados
Luiza Erundina (PSB-SP),
Ivan Valente (Psol-SP), Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) e Alessandro Molon (PT-RJ).
Na votação espontânea, dos parlamentares indicados pelos internautas, a disputa entre os melhores senadores está bem próxima.
Aécio Neves (PSDB-MG) e Álvaro Dias (PSDB-PR) estão com votação bem parecida, com pequena vantagem para o tucano mineiro. Entre os deputados, Otoniel Lima (PRB-SP) tem quatro vezes mais votos do que o segundo colocado, Amauri Teixeira (PT-BA).
Em meio à grande dispersão de votos que caracteriza as preferências reveladas espontaneamente pela população, Otoniel lidera a relação dos indicados pela internet na categoria "Melhores Deputados" e nas oito categorias especiais que são objeto de premiação. Pelo
regulamento, no entanto, só é permitida a premiação em no máximo duas categorias especiais, aquelas em que o parlamentar obtiver o maior número de votos.
A votação pela internet é monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF). O objetivo é assegurar que, mais do que uma grande quantidade de votos, a votação seja feita com absoluta lisura. Os boletins parciais estão sendo divulgados às 17h das segundas, quartas e sextas-feiras. A última parcial será publicada em 2 de setembro, e os resultados finais serão revelados apenas no evento de premiação, em 26 de setembro, em Brasília.
Já votou? Caso não,
vote aqui
Patrocinado pela Ambev, o
Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da APCF e ainda da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a ONG carioca A Voz do Cidadão e o Sindicato dos Jornalistas do DF.
Saiba mais sobre o Prêmio Congresso em Foco