Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/09/2014 | Atualizado às 11h12
Líder do PPS na Câmara, o deputado federal Rubens Bueno (PR) apresentou nesta segunda-feira (29) à CPI mista da Petrobras requerimentos pedindo a convocação do ex-ministro Antonio Palocci e do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por suspeita de envolvimento em desvios de recursos públicos.
Um dos pedidos se baseia em reportagem da última edição da Veja. De acordo com a revista, mediante acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa declarou que Palocci solicitou R$ 2 milhões para a campanha eleitoral de 2010 da então candidata a presidente da República, Dilma Rousseff (PT). O dinheiro seria oriundo de esquema de corrupção na estatal.
Em relação a Vaccari Neto, o pedido foi formulado a partir de reportagem do jornal Folha de S. Paulo sobre a suspeita de que ele negociou investimentos feitos por fundos de pensão de estatais em empresas ligadas ao doleiro Alberto Youssef.
Tanto Costa quanto Youssef estão presos. Foram alvos da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março último para desbaratar esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões. Se os pedidos forem aprovados pela CPI, Palloci e Vaccari deverão ser ouvidos pelo colegiado.
Mais sobre a Petrobras Assine a Revista Congresso em Foco
Temas
Câmara dos Deputados
Saiba quais deputados assinaram a PEC pelo fim da escala 6x1
CINEMA NO PLANALTO
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE
Em áudio, policial diz que "estavam com Moraes na mira para atirar"