[caption id="attachment_203843" align="alignleft" width="350" caption="
Rui Falcão chamou Lula de "ministro da esperança", em sua conta no Twitter"]
Rui Falcão" src="https://static.congressoemfoco.com.br/2015/08/Rui.jpg" alt="" width="350" height="270" />[/caption]
O presidente nacional do PT,
Rui Falcão afirmou que o ex-presidente Lula tomará posse na Casa Civil na próxima terça-feira (22). Falcão usou o seu perfil pessoal no microblog Twitter para fazer o anúncio. "Terça-feira [22] é a posse do Lula, o ministro da Esperança!", escreveu. Oficialmente, o Palácio do Planalto ainda não confirmou quando será a posse de Lula, mas informou que a nomeação dele pode sair ainda hoje em uma edição extra do Diário Oficial da União.
A decisão sobre a ida do ex-presidente para a Casa Civil foi tomada nesta quarta-feira (16) durante reunião da cúpula governamental no Palácio da Alvorada. A pasta era comandada por Jacques Wagner, que foi deslocado para a chefia de gabinete de Dilma.
Oposição
Os principais partidos de oposição ao governo Dilma deflagraram uma operação para barrar a posse do ex-presidente Lula como novo ministro da Casa Civil.
O líder do PV no Senado, Alvaro Dias (PR), entrou com uma ação popular contra a presidente Dilma. A mesma medida está sendo tomada em conjunto por cinco partidos da oposição (PSDB, DEM, PPS, Solidariedade e PSB), em vários estados, conforme antecipou ontem o Congresso em Foco.
O argumento jurídico é o mesmo. Segundo os oposicionistas, a nomeação de Lula visa a atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, coordenada pelo juiz
Sergio Moro, o que significa tentativa de interferir nas ações do Poder Judiciário.
Mais sobre o PT
Mais sobre Lula