Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/07/2014 | Atualizado às 10h34
Candidata à reeleição, a presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), tem 38% das intenções de voto, segundo pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Em seguida, aparecem os candidatos Aécio Neves (PSDB), com 22%, e Eduardo Campos (PSB), com 8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22).
O candidato do PSC, Pastor Everaldo, figura com 3%. Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 1%. Votos brancos e nulos somam 16%. E indecisos, 9%.
O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo turno
De acordo com a pesquisa, na possível disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a candidata petista aparece com 41% das intenções de voto e o tucano com 33% -- brancos e nulos somam 18% e indecisos, 8%. Quando o adversário é o candidato pessebista, Dilma conta com 41% das intenções de voto e ele, 29% -- brancos e nulos são 20% e indecisos, 10%.
Dos entrevistados pelo Ibope, os que avaliam o governo como ótimo ou bom somam 31% em julho -- o mesmo percentual registrado em junho. Aqueles que avaliam como ruim ou péssimo são 33% em julho -- o mesmo percentual em junho.
Apesar de a avaliação sobre a gestão de Dilma ter se mantido estável, a pesquisa indica aumento do desejo de mudança do eleitorado, em comparação com levantamento anterior. Em maio, 65% diziam que gostariam de mudar tudo ou quase tudo no governo. Agora, o percentual é de 70%.
O instituto ouviu 2.002 pessoas entre sexta-feira (18) e ontem em todas as regiões do Brasil. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00235/ 2014.
Mais sobre eleições 2014 Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Temas
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE
Em áudio, policial diz que "estavam com Moraes na mira para atirar"
REUNIÃO NO PLANALTO
Lula, Marinho e centrais definem mudança no saque-aniversário do FGTS
CINEMA NO PLANALTO