[caption id="attachment_181407" align="alignleft" width="285" caption="Dornelles, ao lado do governador Pezão, fala em evento de campanha"]

[fotografo]Lucas Figueiredo/Pezão 15[/fotografo][/caption]O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) anunciou em Plenário, na noite desta quarta-feira (17), sua renúncia ao mandato. Ele disse que vai encaminhar uma carta à Mesa oficializando a decisão. Dornelles foi eleito vice-governador do estado do Rio de Janeiro na chapa de Luiz Fernando Pezão (PMDB) e vai tomar posse no novo cargo no dia 1º de janeiro.
- Foi uma honra passar oito anos aqui. Peço que cada senador possa se considerar vice-governador do Rio de Janeiro junto comigo - declarou Dornelles, emocionado, sendo aplaudido pelo Plenário.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou o comprometimento e a simplicidade do colega e disse que aprendeu muito com sua ética e transparência.
Ao desejar sucesso no governo fluminense, a senadora
Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que sentirá falta do colega. Já Benedito de Lira (PP-AL) classificou Dornelles como "brilhante".
O presidente do Senado,
Renan Calheiros, também elogiou Dornelles.
- Vossa excelência não sairá nunca desta Casa, pois permanecerá para sempre na memória e na amizade de outros companheiros - afirmou Renan.
O primeiro-suplente de Dornelles é o engenheiro civil Pércicles Ferreira Olivier de Paula, ex-prefeito de Itaperuna.
Mais sobre Eleições 2014