[caption id="attachment_210753" align="alignleft" width="282" caption="Para presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, defesa dos direitos humanos e da cidadania é missão da categoria"]

[fotografo]Divulgação[/fotografo][/caption]A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) é uma das parceiras da nona edição do
Prêmio Congresso em Foco 2015. A oportunidade de valorizar o trabalho dos parlamentares é a principal motivação para apoiar a premiação. "Nós fazemos questão de participar desse momento, de contribuir com esse reconhecimento desses que fazem tanto pela população brasileira, pelos cidadãos brasileiros", afirma a presidente da associação, Michelle Leite de Souza Santos.
A presidente explica que a Anadef tem uma preocupação especial com temas ligados à defesa dos direitos humanos. Não por acaso a Anadef e o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) apoiam a premiação na categoria Cidadania e Justiça Social, que homenageará os(as) parlamentares que mais se destacaram na defesa de propostas legislativas e ações públicas relacionadas com a promoção da cidadania e da justiça social, segundo a votação na internet.
"Nós temos muita preocupação com tudo aquilo que tem relação com direitos humanos, tudo que tenha como foco o combate ao preconceito. Nosso papel constitucional é ser uma instituição defensora do regime democrático e uma agente de promoção de direitos humanos", explica Michelle Santos. Por isso, a presidente destaca o acompanhamento de pautas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência, igualdade de gênero e combate à homofobia, por exemplo. Com 34 anos de história e 514 associados, a entidade representa os Defensores Públicos da União.
Prêmio Congresso em Foco
A votação do prêmio vai até o próximo domingo (20) por meio da plataforma
Vote na Web, e pode ser efetuada com a utilização de senha do Facebook, do Google Mais ou obtida através de cadastramento direto. O
regulamento especifica que só poderão concorrer ao prêmio deputados e senadores que não respondam a inquéritos ou ações criminais no Supremo Tribunal Federal. Para evitar qualquer tipo de manipulação, a votação pela internet é monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Clique aqui para votar
Os parlamentares mais votados serão anunciados na cerimônia de premiação, no dia 8 de outubro, em Brasília.
Veja aqui a segunda parcial do prêmio.
Serão premiados os dez senadores e 20 deputados mais votados pela internet nas categorias gerais Melhores Senadores e Deputados do Ano. Além disso, o internauta também poderá votar em cinco categorias específicas: Parlamentares de Futuro, Defesa da Agropecuária, Cidadania e Justiça Social, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e Profissionalização da Gestão Pública. Os cinco parlamentares mais votados em cada categoria especial serão premiados.
Além disso, jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional votaram nos dias 8, 9 e 10 de setembro, nos deputados e senadores que, na sua opinião, melhor representam a população no Congresso. A votação se deu por meio de urnas itinerantes, com acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.
Os melhores deputados, segundo os jornalistas
Os melhores senadores, segundo os jornalistas
O
Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).
Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) e a Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anaoe).
O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do
site Vote na Web.
Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015