[caption id="attachment_223009" align="alignleft" width="380" caption="Crítica e esperança: ex-presidente grava mensagem de fim de ano"]

[fotografo]Reprodução/Facebook[/fotografo][/caption]O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso veiculou em suas redes sociais um vídeo de fim de ano com comentários sobre a crise político-econômica que assola o Brasil e mensagem de otimismo ao dizer que que o maior patrimônio do país é o povo. Em 1 minuto e 59 segundos de vídeo, FHC prega a necessidade de "coragem" para mudar o sistema político brasileiro, mas evita "personalizar" e dirigir sua crítica à presidente Dilma Rousseff, às voltas com o processo de impeachment e uma base aliada caracterizada pela rebeldia na Câmara.
Assista ao vídeo
"Meus votos são de que no próximo ano nós tenhamos coragem de fazer o que é necessário, de mudar a política. Mudar para valer. Não quero personalizar, se é tirar A para colocar B. É mais do que isso", diz o presidente de honra do PSDB.
Para o ex-presidente, é necessário pôr fim à "corrupção generalizada". Ele dirigiu ainda uma crítica aos partidos e ao atual sistema eleitoral. "Está muito difícil acreditar no sistema partidário e eleitoral tal como ele é posto hoje. As pessoas querem ter maior proximidade, maior controle do processo de decisão", declara FHC, para quem a economia só tem apresentado "dados negativos".
Mais sobre crise política
Mais sobre FHC