Paralisação acontece em todo o país a partir desta terça (6)
[caption id="attachment_260498" align="alignleft" width="300" caption="Paralisação acontece em todo o país a partir desta terça (6)"]

[fotografo]Elza Fiúza/Agência Brasil[/fotografo][/caption]Os bancários de todo o país entram em greve a partir desta terça-feira (6) por tempo indeterminado. A categoria recusou a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 6,5% de reajuste sobre o salário e benefícios, além de abono no valor de R$ 3.000. Os trabalhadores exigem reajuste salarial de 5%, reposição da inflação no período (9,57%) e reajuste na participação dos lucros.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito, Lourenço Prado, o movimento tem prazo indeterminado e não prejudicará a população. "A greve é nacional e com prazo indeterminado, porém os caixas vão continuar funcionando e os correspondentes bancários também funcionam normalmente. A população não será afetada, os clientes especiais poderão ser atendidos conforme acordo com o sindicato. Não queremos trazer prejuízo à população, só vamos reivindicar nossos direitos", disse Lourenço.
Os clientes que precisarem de serviços durante a paralisação deverão utilizar caixas eletrônicos ou ligar para as centrais de atendimento dos bancos. Operações como consulta de saldo e transferências, por exemplo, podem ser feitas por telefone. Nos tablets e smartphones, por meio dos aplicativos dos bancos, os serviços também continuarão normalmente. Já o pagamento de contas e saques podem ser feitos em agências lotéricas.
Com informações da Agência Brasil
Mais sobre o Brasil nas ruas