Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/12/2017 | Atualizado às 21:24
Os deputados concluíram, no início da noite desta terça-feira (12) a votação da renegociação das dívidas de produtores rurais com o Funrural. Os partidos de oposição colocaram em prática o "kit obstrução" para marcar posição contra a reforma da Previdência. Os deputados aprovaram emenda de artigo que modifica os parâmetros para renegociação de dívidas no âmbito do Programa de Cooperação Nipo-brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer - Fase 3). O texto que disciplinava a questão fazia parte do texto da Medida Provisória 793, que perdeu validade. A MP foi incorporada ao projeto aprovado pelos deputados.
<< Para garantir votos na reforma da Previdência, governo prepara MPs que agradam base aliada
Os deputados mantiveram as recomendações do texto, que reduz, a partir de 1º de janeiro de 2018, a contribuição do produtor rural pessoa física de 2% para 1,2% da receita bruta. As alíquotas das empresas rurais devem ser reduzidas de 2,5% para 1,7%. A maioria do plenário também rejeitou destaque que pretendia retirar do projeto a permissão às as empresas rurais para usarem o prejuízo fiscal e a base negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para quitar as dívidas com a Previdência Social.
Os deputados também rejeitaram a emenda que pretendia dar desconto de 85% para liquidar a operação de dívidas contraídas no âmbito do Fundo de Terras e Reforma Agrária (Banco da Terra) se o mutuário estivesse em dia com as prestações.
Antes de começar a votação dos requerimentos e dos destaques ao texto, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ameaçou encerrar a sessão e dar falta para os deputados que não marcassem presença no painel para evitar o quórum de abertura da ordem do dia, quando são votados os projetos em plenário.
A oposição questionou a medida administrativa alegando obstrução legítima. Os partidos de oposição ao governo anunciaram mais cedo, nesta terça-feira (12), que pretendem obstruir todas as pautas de interesse do governo para marcar posição contra a reforma da Previdência.
<< Relatora elimina multas e amplia perdão de dívidas de produtores rurais
Tags
Temas
LEIA MAIS
INQUÉRITO DO GOLPE
Reforma Tributária
Entidades do Fisco criticam indicação de SP para comitê gestor do IBS
DESVIO BILIONÁRIO
Fraude de R$ 6,3 bi: presidente do INSS é afastado em operação da PF