Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/03/2018 | Atualizado às 22h26
<< Jornalistas da EBC protestam contra ordens para diminuir cobertura sobre vereadora executadaApresentado pelo deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), o Requerimento de Informações 2/2018 "requer a oitiva do Sr. Laerte Rímoli, Diretor-Presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para esclarecer esta Comissão sobre a orientação dada pela gerência de redação da Agência Brasil no sentido de reduzir a cobertura jornalística sobre os assassinatos da Vereadora Marielle Franco e do Sr. Anderson Gomes". Mais cedo, na primeira reunião da comissão de acompanhamento do caso, o parlamentar anunciou que será concebido "uma espécie cronômetro" com os desdobramentos detalhados das investigações. "Um cronômetro público que vá informando à população o que cada uma das instituições envolvidas na investigação tem de resposta", informou o parlamentar fluminense, reclamando da disseminação de mentiras sobre Marielle compartilhadas em redes sociais por autoridades como o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) e a juíza Marilia Castro Neves, do Rio de Janeiro. Ambos foram alvo de ações no Conselho de Ética da Câmara e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), respectivamente.
<< Alberto Fraga por calúnias contra Marielle; leia a íntegra da representação" rel="bookmark" href="https://www.congressoemfoco.com.br/noticias/psol-pede-cassacao-de-alberto-fraga-por-calunias-contra-marielle-leia-a-integra-da-representacao/">Psol pede cassação de Alberto Fraga por calúnias contra Marielle; leia a íntegra da representação << Psol vai ao CNJ contra juíza que chamou Marielle de "cadáver comum" e reproduziu fake news sobre aliança da vereadora com bandidos"A gente não pode esquecer que uma das origens das fake news ou, se não a origem, pelo menos o que impulsionou a fake news a circular foi a publicação de um tuíte de um deputado desta Casa. E outro deputado desta Casa, em entrevista à [rádio] Jovem Pan, tratou com um certo desdém, com desprezo à dignidade de Marielle e sua família, à sua dor, tratou o caso com descaso. Nós, como comissão, temos que pedir ao presidente [da Câmara], Rodrigo Maia [DEM-RJ], que contenha os discursos de ódio contra ela, sobretudo no plenário da Câmara. E a gente sabe que vão se suceder", lamentou Jean. Ação e reação Como reação às imposições da chefia de reportagem, repórteres e editores da EBC resolveram denunciar a situação. Ontem (terça, 20), alguns deles resolveram confeccionar e exibir uma faixa em que se lê: "Não vão nos calar! Marielle presente!" (foto abaixo). Nas redes sociais, profissionais de imprensa se solidarizaram com os colegas da EBC e manifestaram repúdio à conduta da chefia de reportagem, compartilhando conteúdo relativo à linha editorial do grupo de comunicação pública.
<< O que será do Brasil pós-assassinato de Marielle? Profissionais de várias áreas falam sobre o assunto << Comoção e grito contra a violência marcam adeus à vereadora Marielle Franco; veja os vídeos
Tags
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Projeto triplica pena para crime com arma roubada de agente público
CONTAS DO GOVERNO