Servidores do BC exigem reforma nos quadros da instituição financeira antes da realização de concurso público. Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
O mercado financeiro voltou a aumentar, após uma série de quedas, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2021. De acordo com o Relatório Focus
(veja a íntegra abaixo), divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central, as instituições financeiras consultadas estimam crescimento de 3,09% da economia neste ano, contra 3,04% na semana anterior.
O relatório indica que o mercado prevê novas altas da taxa básica de juros e estima que a Selic encerre o ano em 5,50%, contra 5,25% apurado na consulta anterior. A taxa básica de juros está hoje em 2,75%. De acordo com o levantamento, as instituições projetam que o dólar feche o ano cotado a R$ 5,40.
Também há previsão de alta da inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A projeção do mercado para o índice voltou a subir, de 4,92% para 5,01%.
Veja a íntegra do Relatório Focus de hoje:
> Lira diz que CPI é "perda de tempo" e vai priorizar reformas
> Sem previsão no orçamento, Censo não será realizado em 2020
