Em entrevista, senador reafirma compromisso de convocar audiência pública sobre ataques à imprensa na Comissão de Direitos Humanos. [fotografo] Waldemir Barreto/Agência Senado [/fotografo]
O senador
Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos do
Senado, encaminhou ao
Superior Tribunal Militar (STM) um requerimento solicitando que lhe sejam enviadas as cópias das gravações realizadas dentro do tribunal das sessões em que foram julgados casos de tortura praticada por membros das Forças Armadas durante a
ditadura militar, entre os anos de 1964 e 1985.
Parte das gravações foram vazadas em matéria da jornalista Miriam Leitão, de
O Globo, no último final de semana. Nas gravações, os oficiais generais confirmaram ter conhecimento da tortura praticada contra dissidentes do regime. Os áudios, porém, são apenas do ano de 1975, representando uma pequena fração das 10 mil horas de material acumulado pela corte militar durante os anos da ditadura. O requerimento pede a cópia dessas gravações.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
Humberto Costa pede o material "para que possamos acompanhar o caso sob a ótica dos direitos humanos". Em suas redes sociais, declarou que "a investigação sobre os áudios de militares admitindo tortura na ditadura tem de ser rigorosa. Vamos passar o Brasil a limpo para que nunca mais aconteça". Durante a sessão do colegiado, disse que o teor dos vazamentos obriga a comissão a apresentar uma posição sobre o ocorrido.
Confira a seguir a cópia do requerimento enviado ao STM: