Faculdade de Direito da USP, palco principal dos atos pela democracia nesta quinta-feira. Foto: Wikipédia
Movimentos populares organizaram manifestações de defesa da democracia para ocorrerem nesta quinta-feira (11) em 24 estados e no Distrito Federal. As mobilizações são organizadas pela Central de Movimentos Populares (CMP) por meio da Campanha Fora Bolsonaro, composta pelas Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo.
Segundo os organizadores, o objetivo é mobilizar a população em resposta "à escalada golpista" e aos discursos do presidente
Jair Bolsonaro (PL) que atacam o sistema eleitoral e colocam em xeque a segurança das urnas eletrônicas. Também estão previstos atos pela democracia em 22 universidades federais.
As manifestações ocorrerão no dia que está marcada a leitura da "
Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", organizada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O
manifesto que já ultrapassou a marca de 800 mil assinaturas será lido no Pátio das Arcadas, espaço histórico da Faculdade de Direito da USP.
Bolsonaro já demonstrou incômodo com o manifesto da USP e o organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que já conta com o apoio de 107 instituições. O presidente já minimizou a carta da USP, chamando-a de "cartinha" e fez um "
manifesto do eu sozinho" no Twitter.
Bolsonaro também recuou de uma ida planejada à Fiesp para não ser instado a assinar o manifesto. Em vez disso, declarou em uma entrevista à rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, que os signatários dos dois manifestos eram "sem caráter".
Confira os locais das manifestações:
