Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Dicas do Congresso
Congresso em Foco
21/4/2025 | Atualizado às 15:46
Brasília completa 65 anos neste 21 de abril. Sonhada por Juscelino Kubitschek e erguida em tempo recorde, a cidade foi projetada para simbolizar um novo Brasil. Instalada no Planalto Central, é marcada pelo traçado moderno de Lúcio Costa e pelas formas ousadas de Oscar Niemeyer, que deram identidade à capital com colunas curvas, vitrais coloridos e eixos que lembram um avião.
Muito além do concreto, Brasília se tornou um cenário vivo da política nacional. Berço do poder, já foi pano de fundo para manifestações históricas, decisões marcantes e também para o cinema e a televisão.
Com tramas que atravessam questões sociais e histórias de amor, o Congresso em Foco reuniu as melhores produções que tiveram a capital federal como palco ou plano de fundo para você, que deseja conhecer mais da cidade construída em quatro anos.
1- Eduardo e Mônica (2020)
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Romance/Drama
Onde assistir: Globoplay
Inspirado na canção da Legião Urbana, o filme conta a história de um casal improvável que tenta equilibrar diferenças sociais, culturais e de idade em uma Brasília dos anos 1980. A cidade aparece como pano de fundo vibrante, entre festas universitárias e encontros na Universidade de Brasília (UnB).
2- Faroeste Caboclo (2013)
Classificação indicativa: 16 anos
Gênero: Drama/Ação
Onde assistir: Youtube
Baseado em outra música da Legião Urbana, o longa acompanha João de Santo Cristo, migrante do Nordeste que tenta recomeçar a vida em Brasília, mas é arrastado pela violência e o tráfico. A narrativa mistura romance, tragédia e crítica social.
3- Branco Sai, Preto Fica (2014)
Classificação indicativa: 16 anos
Gênero:Drama/Documentário
Onde assistir: Google Play
Com estética experimental, o filme mistura ficção científica e realidade ao retratar os impactos de uma violenta ação policial em uma periferia de Brasília. A obra denuncia o racismo estrutural e o abandono estatal, com um forte viés político e poético.
4- A Idade da Terra (1980)
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Drama
Onde assistir: Prime Video
O longa-metragem - o último filme de Glauber Rocha - apresenta quatro personagens que representam diferentes versões de Cristo: um indígena, um negro, um guerrilheiro latino e um Cristo ocidental, em confronto com os sistemas de poder, colonização e violência. A trama se espalha por diferentes regiões do país, incluindo cenas em Brasília.
5- Somos Tão Jovens (2013)
Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: Biografia/Drama
Onde assistir: Prime Video
A cinebiografia de Renato Russo mostra o nascimento da Legião Urbana e a efervescência cultural de Brasília nos anos 1980. Entre festas, protestos e descobertas pessoais, o longa revela os dilemas do jovem que se tornaria ícone do rock nacional.
6- O Crime da 113 Sul (2021)
Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: Documentário/True Crime
Onde assistir: Globoplay
O filme revisita um dos casos mais misteriosos da capital: o assassinato de Tânia Maria, em 1976. Com depoimentos inéditos e imagens de época, o documentário traça o perfil de uma Brasília ainda jovem, abalada por um crime sem solução.
7- Brasília, Concreto e Poesia (2023)
Classificação indicativa: Livre
Gênero: Documentário
Onde assistir: Globoplay
Dirigido por Adirley Queirós, o documentário celebra os 60 anos da cidade com depoimentos de artistas, urbanistas e moradores das periferias. É uma visão crítica e afetiva sobre Brasília como território de sonhos, contradições e resistência cultural.
LEIA MAIS
PRESIDENTE NAS REDES
Lula lamenta morte de Cristina Buarque e celebra Páscoa e Calderano