Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PESQUISA
Congresso em Foco
8/4/2025 8:19
A maioria da população brasileira é contra a proposta de anistiar os condenados pelos ataques do 8 de janeiro, segundo pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira (8). De acordo com o levantamento, 56% são contra anistiar os responsáveis pelos ataques no início de 2023, enquanto 37% são a favor, 6% não sabem e 2% se dizem indiferentes.
O resultado indica que, embora haja rejeição da maioria, a imagem da anistia frente à opinião pública é um pouco mais favorável do que antes: em dezembro de 2024, um total de 62% eram contra.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, vem tentando articular a votação de um projeto para anistiar não apenas os manifestantes do 8 de janeiro, como também o ex-presidente, hoje réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. No fim de semana, Bolsonaro organizou um ato pela anistia na Avenida Paulista. Como a manifestação foi realizada depois do período de coleta da pesquisa, o Datafolha não captou os possíveis efeitos dela na opinião pública.
A pesquisa Datafolha entrevistou 3.054 pessoas por questionários face-a-face em 172 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Temas
LEIA MAIS
EX-MINISTRO DE DILMA
Quem é Antonio Carlos Rodrigues, o deputado do PL contrário à anistia
SUSPEITA DE ESPIONAGEM ILEGAL
Diretor da Abin depõe à PF sobre suspeita de obstruir investigações
EX-MINISTRO DE DILMA
Quem é Antonio Carlos Rodrigues, o deputado do PL contrário à anistia
CUIDADOS COM OS PETS
Lula lança SinPatinhas e institui o RG Animal para cães e gatos