Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MEIO AMBIENTE
Congresso em Foco
27/3/2025 | Atualizado às 10:27
O presidente Lula prometeu que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para ser realizada em Belém, no Pará, de 10 e 21 de novembro de 2025, será "a melhor COP já feita desde a primeira COP".
"Não queremos uma COP que seja um festival de pessoas andando para lá e para cá, como se fosse um shopping de produtos ambientais, onde todo mundo compra o que quiser, vende o que quiser, sem ninguém ter responsabilidade", disse o presidente. "Para que a gente possa tirar da COP30 decisões que possam ser cumpridas, que a sociedade possa acreditar" e "compromissos para que o planeta não aqueça mais de 1 grau e meio".
A declaração foi feita em Tóquio, no Japão, em entrevista coletiva a jornalistas na noite de quarta-feira (26), considerando-se o horário brasileiro. O presidente desembarcou no país asiático na última segunda-feira (24), acompanhado de uma comitiva de ministros, parlamentares e líderes sindicais. Segue em voo para o Vietnã nesta quinta-feira (27).
Na entrevista, o presidente disse que essa é sua ida mais importante ao país asiático em todos os seus mandatos como seu presidente, com a função de "estreitar a relação com o Japão num momento em que a democracia corre muito risco no mundo" por causa do avanço de "setores de extrema-direita negacionista".
Sobre a mudança climática, afirmou: "Quem acredita que está acontecendo é que tem que brigar. E o Brasil vai fazer a sua parte". Também disse que "mais responsabilidade têm os países que se industrializaram há 250 anos atrás, há 200 anos atrás".
LEIA MAIS
PESQUISA DE OPINIÃO
Aprovação de Lula se estabiliza perto dos 45%, segundo AtlasIntel
LEI DA RECIPROCIDADE
Senado pode votar nesta terça lei em resposta a tarifas de Trump
SEGURANÇA PÚBLICA
Para guardas municipais, PEC da segurança corrige omissão histórica
SEGURANÇA PÚBLICA
Para guardas municipais, PEC da segurança corrige omissão histórica
Incentivo Educacional
Ditadura Militar
Parlamentares e ministros relembram 61 anos do golpe militar