Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Judiciário
Congresso em Foco
13/3/2025 | Atualizado às 14:31
O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta quinta-feira (13) uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), na qual rejeita argumentos das defesas sobre supostas nulidades processuais e reafirma o pedido para que oito dos 34 denunciados pelo crime de golpe de Estado sejam transformados em réus.
A manifestação foi encaminhada após ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que havia concedido um prazo de cinco dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionar sobre a defesa prévia apresentada pelos acusados contra a denúncia de 272 páginas.
Leia a íntegra da manifestação.
Quem são os acusados?
Neste momento, a PGR se manifestou sobre o primeiro grupo de acusados, composto por:
Leia também: Bolsonaro será preso? Veja os próximos passos da denúncia no STF
Posicionamento da PGR
No documento, Gonet esclarece que, nesta fase do processo, a PGR não responderá aos argumentos das defesas sobre o mérito das acusações, concentrando-se apenas nas nove questões preliminares levantadas pelos advogados, que alegam supostas nulidades no andamento do processo.
Após refutar os pontos apresentados, Gonet concluiu seu parecer afirmando que "a manifestação é pelo recebimento da denúncia", ou seja, pelo avanço do processo para a fase de ação penal.
Se a denúncia for aceita pelo STF, os acusados passarão a ser réus, dando início à fase de coleta de provas, depoimentos e demais procedimentos do julgamento.
Temas
LEIA MAIS
EX-PRESIDENTE INTERNADO
Bolsonaro tem alteração na pressão e segue sem previsão de alta em UTI
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Oposição pede investigação sobre asilo a ex-primeira-dama do Peru
EX-MINISTRO DE DILMA
Quem é Antonio Carlos Rodrigues, o deputado do PL contrário à anistia
FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
Minha Casa, Minha Vida: como ficam as regras para a classe média