Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Conscientização
Congresso em Foco
6/3/2025 13:52
O Congresso Nacional realizará uma sessão solene na próxima quarta-feira (12), às 9h, em homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras. A sessão, requerida pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e outros cinco deputados, tem como objetivo principal aumentar a conscientização da população sobre essas condições de saúde. De acordo com a senadora, o evento proporcionará uma valiosa oportunidade para fortalecer as políticas públicas voltadas para o tema.
"A promoção de maior conscientização sobre as doenças raras é essencial para combater o estigma e a desinformação, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novas terapias", afirmou a senadora no requerimento da sessão (REQ 4/2025).
Além da sessão solene, Mara Gabrilli também esteve à frente de outras iniciativas para a data comemorativa, como a solicitação de iluminação do Congresso Nacional nas cores azul, lilás, rosa e verde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define doenças raras como aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. Estima-se que existam entre 6 mil e 8 mil tipos diferentes dessas enfermidades em todo o mundo, segundo dados do Ministério da Saúde.
No requerimento para a sessão, os parlamentares citaram exemplos de doenças raras, como a fibrose cística, que leva o corpo a produzir um muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o normal, e a talassemia, um tipo incomum de anemia que diminui a produção de hemoglobina.
O Dia Mundial das Doenças Raras foi criado em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) e é celebrado anualmente no último dia de fevereiro.
Temas
LEIA MAIS
CONSELHO DE ÉTICA
Glauber Braga encerra greve de fome contra parecer pela cassação
Processo de Cassação
Hugo Motta diz que "avançou" para o fim da greve de fome de Glauber
Processo de cassação
Glauber Braga completa uma semana de greve de fome: "Não vou desistir"