Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Congresso em Foco
25/02/2025 | Atualizado às 20h56
O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) foi eleito, nesta terça-feira (25), presidente da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados. A vitória ocorreu minutos após a desistência da deputada Greyce Elias (Avante-MG), que retirou sua candidatura e declarou apoio ao seu nome.
Pastor evangélico e delegado de polícia, Nascimento tem longa trajetória na política e foi um dos fundadores da Frente Parlamentar Evangélica em 2003, durante seu primeiro mandato como deputado federal. Após um período fora da Câmara, ele retornou em 2015 e, em 2023, passou a integrar a Mesa Diretora como suplente. Ele faz parte do grupo político do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A eleição deste ano foi marcada por uma disputa aberta, diferente das escolhas anteriores, que costumavam ser definidas por acordo. Além de Nascimento e Greyce, concorreu também o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), atual vice-presidente da bancada. Otoni, que já foi próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, perdeu apoio de setores mais conservadores após se aproximar do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e adotar um discurso de moderação no relacionamento com o governo. Ele disputou como sucessor de Silas Câmara (Republicanos-AM).
Nascimento, por sua vez, contou com o respaldo do grupo mais alinhado à direita. Apesar de apresentar um padrão de votações próximo ao de seu concorrente, ambos acompanhando o governo em cerca de 60% das discussões em Plenário, o parlamentar do PSD recebeu apoio não apenas do ex-presidente Jair Bolsonaro quanto do pastor Silas Malafaia, uma das principais lideranças políticas da Assembleia de Deus, comunidade evangélica da qual tanto ele quanto Otoni fazem parte.
Durante sua campanha, Gilberto Nascimento prometeu uma gestão marcada por diálogo, conciliação e pacificação sem jamais abrir mão da firmeza, convicção e coerência na defesa da vida, da família e da fé cristã. Ele recebeu 117 votos, contra 61 para Otoni de Paula e cinco abstenções.
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE
Em áudio, policial diz que "estavam com Moraes na mira para atirar"
CINEMA NO PLANALTO
REUNIÃO NO PLANALTO
Lula, Marinho e centrais definem mudança no saque-aniversário do FGTS