Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
COINCIDÊNCIA
Congresso em Foco
19/02/2025 | Atualizado às 09h56
O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, figura frequente na defesa pública do presidente Lula e crítico contumaz da direita, tem um cliente pouco associado à sua imagem de amigo da esquerda: o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais articuladores da oposição ao governo petista.
A prestação de serviços a Ciro Nogueira não é recente: Kakay é seu representante no Inquérito 4720, instaurado em 2018, ano da eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar é acusado por obstrução de justiça. Esse inquérito é um desdobramento de outros dois de 2015, nos quais o congressista foi investigado por recebimento de propina. Em ambos, já arquivados, ele foi defendido por Kakay.
Kakay se juntou recentemente ao coro das críticas ao governo Lula. Nesta semana, ele ganhou destaque ao divulgar uma carta em que afirma que o presidente está "isolado", sem a capacidade política que o caracterizou em outros mandatos, e que pode estar "se esforçando para perder a eleição de 2026"?.
A carta foi publicada enquanto o governo ainda absorvia o choque da última pesquisa de opinião do Instituto Datafolha, que indicou o pior nível de popularidade já atingido pelo presidente Lula durante um mandato.
Ciro Nogueira foi ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro e o apoiou nas eleições de 2022. Hoje é um dos principais articuladores da oposição no Senado, onde assegura a postura divergente da bancada do Progressistas em relação às demandas do governo.
SEGURANÇA PÚBLICA
Guardas municipais comemoram decisão do STF sobre policiamento